Terceira edição do Selo Unicef começa com a participação de 45 municípios do Amazonas



A 3ª edição do Selo Unicef dá início à sua primeira etapa, após o processo de adesão dos municípios, com a realização dos ciclos de capacitação para as equipes municipais. O Amazonas realiza sua primeira oficina de capacitação nos dias 13 e 14 de março, no auditório Dep. Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), em Manaus, das 8h às 17h, para técnicos, gestores e conselheiros. A adesão nesse estado foi de 92% dos municípios.

O Selo Unicef é concedido pelo Fundo das Nações Unidades para a Infância, das Nações Unidas, numa ação em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas) juntamente com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o selo significa esforços de municípios, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e realizar direitos de meninos e meninas.
Entre 2017, o Unicef, em articulação com os Governos e organizações ligadas às prefeituras, mobilizou os nove estados da Amazônia Legal, tendo conseguido a adesão de 622 municípios, de um total de 805 convidados.  Os municípios que se inscreveram assumiram o compromisso de elaborar um Plano Municipal de Ação para enfrentar os principais problemas que afetam meninos e meninas, nas áreas de saúde, educação, proteção e participação social de crianças e adolescentes. No Amazonas, dos 62 municípios, 45 participarão do evento.
O Unicef, por sua vez, promove a capacitação de gestores e técnicos municipais, com o objetivo de qualificar a sua atuação nos processos de elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, comunicação, cultura, esporte e lazer.
O Selo Unicef busca estimular nos municípios que sejam garantidas políticas especializadas para crianças e adolescentes excluídos; que as políticas sociais dirigidas ao público infanto-juvenil vulnerável sejam de qualidade; que sejam prevenidas e desenvolvidas respostas às formas extremas de violência; e que seja promovido o engajamento e a participação dos cidadãos, sobretudo dos adolescentes.
Neste primeiro ciclo de capacitação, a oficina irá tratar os seguintes conteúdos: como funciona o Selo Unicef; a metodologia nesta edição; os resultados esperados dos municípios participantes; os indicadores que serão monitorados e como os municípios serão avaliados, principalmente na realização do 1º Fórum Comunitário, etapa obrigatória dessa certificação.
No fim da edição, os inscritos serão avaliados por meio de indicadores quantitativos e qualitativos relacionados ao impacto social que o programa teve no município com as ações estratégicas e de políticas públicas desenvolvidas.
Avanços da segunda edição 2012 – 2016 – Amazonas
Na última edição do Selo Unicef, promovida de 2012 a 2016, os avanços conquistados pelos municípios a partir de políticas públicas desenvolvidas dentro da metodologia do Selo Unicef foram expressivos. Entre eles, destacam-se no Amazonas:
Pré-natal – O acesso ao pré-natal entre os municípios inscritos aumentou em 23,4% enquanto no restante do país o aumento foi de 5.4%. Entre 2011 e 2014, a proporção de nascidos vivos de gestantes com sete ou mais consultas de pré-natal passou de 33,4% a 41,2% entre os municípios inscritos.
Mortalidade infantil – O percentual de óbitos infantis investigados entre os municípios inscritos aumentou 28.4% enquanto no restante do país esse aumento foi de 14.1%. De 2011 a 2015, o percentual passou de 58.6 % a 75.2%.
O percentual de crianças de até 1 ano de idade registradas entre os municípios inscritos no Selo no Amazonas aumentou 7.1% enquanto no restante dos municípios do país o aumento foi de 1.1%. De 2011 a 2014, o percentual de crianças registradas passou de 80.5% a 86.2% entre os municípios inscritos no selo no estado.
Educação – Indicadores educacionais importantes tiveram avanços importantes durante o período.
A distorção idade-série entre os municípios inscritos no Amazonas caiu em 8.6% no restante do país a queda foi de 7.9%.  Entre 2012 a 2015, a distorção passou de 61.7% para 56.4% nos municípios inscritos. A taxa de abandono no ensino fundamental da rede municipal caiu 21.8%.
Foram realizadas 1.693 buscas ativas de crianças e adolescentes infrequentes ou que abandonaram a escola no estado pelos municípios participantes.
Formação continuada – 1.541 professores do Ensino Fundamental, receberam formação continuada incluindo a temática das relações étnico-raciais, história e cultura afro-brasileira, africana e de povos indígenas; 1.685 professores do Ensino Fundamental receberam formação incluindo a temática da educação de crianças e adolescentes com deficiência. Incluindo 50 professores de educação indígena; 401 escolas participaram de campanhas de esclarecimento e informação para prevenção da gravidez na adolescência; 682 profissionais dos municípios participantes que realizam atenção direta a adolescentes foram capacitados sobre os temas abordados na Caderneta do Adolescente.
Informações:
Data: 13 e 14 de março de 2018
Local:  Auditório Dep. Belarmino Lins, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam)
Endereço:  Ed. Dep. José de Jesus Lins de Albuquerque – avenida Mário Ypiranga Monteiro, 3.950, Parque Dez, zona centro-sul de Manaus
Horário:  8h às 17h (nos dois dias de evento)
Mais informações:
Ida Pietricovsky de Oliveira
Especialista em Comunicação
United Nations Children’s Fund
Travessa Dom Romualdo Coelho 500, Belém, PA, Brazil
Follow us on FacebookTwitterInstagramYouTube and at www.unicef.org.br

Comentários