Festival de Parintins é considerado um dos mais tranquilos da história


As ações integradas desenvolvidas pelos órgãos de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em parceria com a Prefeitura de Parintins, durante o 51º Festival Folclórico do município, garantiram um evento tranquilo, sem ocorrências graves, e com redução de 31% das ocorrências de crimes em geral na cidade no período da festa, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta segunda-feira (27) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Mesmo com redução de efetivo e menor quantidade de recursos materiais, o plano integrado, que contou com apoio da Prefeitura de Parintins, conseguiu garantir a segurança dos visitantes e dos moradores. O secretário executivo adjunto de Planejamento e Gestão Integrada da instituição, coronel Dan Câmara, explica que neste ano a segurança do Festival Folclórico teve algumas readequações, com a redução do efetivo e ainda dos eventos que aconteciam juntamente com o Festival. “A Prefeitura assumiu a coordenação do festival, o que permitiu a participação efetiva dos órgãos do município, que somaram aos nossos esforços e reforçou o trabalho dos órgãos do Sistema de Segurança Pública. Planejamos uma dinâmica de trabalho para atender o atual formato do evento. E de forma integrada conseguimos coordenar as ações com êxito”, ressalta.

Nos três dias do festival (24,25 e 26 de junho), a SSP-AM registrou a redução de 51% no crime de furto, em relação ao ano anterior. Também não houve ocorrências de homicídio, latrocínio e tentativa de homicídio no município parintinense. Ainda segundo Dan Câmara, o modelo de gestão integrado empregado durante a festa foi o principal fator para garantir o resultado positivo no quesito Segurança Pública.
“Muitos falavam que seria o festival da crise, mas foi o festival da criatividade e da evolução no processo de planejamento, que resultou na entrega de um serviço de qualidade, com soluções integradas para toda a comunidade de Parintins e visitantes”, declara.
Integração - Participaram da Operação Integrada Parintins 2016, os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Detran) e órgãos do poder municipal de forma efetiva, além de representantes de instituições federais. A operação foi coordenada pelo Centro Integrado de Comando e Controle Local (CICC-L), ativado no 5º andar do Bumbódromo, e teve a interação direta com o CICC em Manaus, localizado no Aleixo.

Comentários