Amazonas Saúde Itinerante leva consultas de Oftalmologia aos municípios de Juruá e Tefé



O Programa Amazonas Saúde Itinerante, da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), realiza a partir desta sexta-feira, dia 1º de julho, até a próxima terça-feira, dia 5, uma jornada de consultas de Oftalmologia, no município de Juruá (distante 1.029 quilômetros de Manaus). A previsão, segundo o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, é que sejam realizados, aproximadamente, 300 atendimentos no município.

De acordo com o secretário de Saúde, os pacientes que serão atendidos já passaram por triagem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Juruá. “Os pacientes terão acesso à consulta médica e, nos casos em que houver prescrição, receberão os óculos fornecidos pelo programa, gratuitamente”, destacou o secretário.


De 5 a 10 de julho, as ações do Programa Amazonas Saúde Itinerante serão realizadas em Tefé (distante 575 quilômetros de Manaus). No município, a previsão é que sejam ofertadas 400 consultas  oftalmológicas.

Saúde Itinerante - Neste ano, as ações do programa já foram levadas aos municípios de Iranduba, Manacapuru, Itacoatiara, Rio Preto da Eva, Apuí, Silves Beruri e Coari, totalizando mais de 4,2 mil atendimentos. 

Coordenado pela Susam, o Amazonas Saúde Itinerante foi criado pelo Governo do Estado para facilitar o acesso das pessoas que vivem no interior a serviços de diagnósticos e tratamentos que antes eram oferecidos somente na capital. No ano passado, o programa realizou 102 ações, executadas em 55 municípios, totalizando mais de 38,6 mil atendimentos, entre consultas, cirurgias e dispensação de óculos.

Comentários