JV MANAUS - Secretários municipais de Saúde discutem demandas do interior e da capital



Secretários municipais de saúde do Amazonas estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, 24, para discutir as principais demandas locais e regionais. A reunião faz parte da programação mensal do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Cosems/AM), entidade que representa os gestores de saúde das 62 cidades amazonenses.
O presidente do Cosems/AM e secretário de saúde de Itapiranga, Januário Cunha Neto, explicou que a reunião com os secretários acontece uma vez a cada mês para a discussão das principais demandas em saúde, fortalecendo a representação de cada município junto aos governos estadual e federal. “O principal problema encontrado é que as políticas públicas em saúde não levam em consideração a realidade amazônica e o Cosems tem por objetivo representar e apoiar os secretários para que se possa conceber um novo modelo de saúde mais adequado, levando em conta as nossas particularidades geopolíticas e até  mesmo climáticas”, destacou Januário Neto.

Durante a reunião, o secretário municipal de Saúde de Manaus, Homero de Miranda Leão Neto, destacou a importância da integração entre os secretários municipais de Saúde do interior e da capital, já que a rede de saúde de Manaus atende 52% da população residente no Amazonas. “Quando se resolve o problema de saúde no interior, se reduz a sobrecarga na rede da capital. Por isso, uma das pautas discutidas pelo Cosems é a busca por políticas públicas que fortaleçam a saúde nos municípios do interior”, informou Homero de Miranda Leão.
O secretário também informou que o mesmo trabalho tem sido desenvolvido junto ao Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, visando somar forças para as reivindicações junto ao governo federal. “A nossa meta é uma só: fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), somando forças para que, de forma conjunta, possamos lutar por mais recursos e qualificar cada vez mais a saúde”, ressaltou Homero de Miranda Leão.

Comentários