JAMBO VERDE - Rio Javario começa a vazar



Há mais de quatro dias, as águas do Rio Javari estão em processo de vazante. Fato que pode ser visto no porto do Mercado da cidade. E que já anima os feirantes, que breve deverão voltar aos boxes. Segundo a Coordenação de Defesa Civil em Atalaia do Norte, informou que segundo a Agência Nacional de Aguas (ANA), que a tendência dos rios amazônicos é baixar o volume de agua. E que deverá breve aplicar a terceira fase do cronograma, que é a devolução das famílias que estão abrigadas em abrigos humanitários e em casas de parentes, em área protegidas. Porem há uma enorme preocupação com a vazante dos rios. Onde centenas de pessoas contraíram diarreias e malária, lotando os postos de saúde do município.
Mesmo assim, ainda há enorme preocupação por parte de que inúmeras famílias desabrigadas pela cheia do Javari. Outras se recusaram a sair, onde temiam terem suas residências invadidas por assaltantes.

Segundo Jose Marcio, Coordenado de Defesa Civil no município de Atalaia do Norte, a Prefeitura, já contabiliza aproximadamente mais de 2500 dúzias de madeiras, que foram usadas para construção de passarelas, pontes, abrigos e suporte para casas de famílias em área de risco, além da distribuição de mais de 700 cestas básicas no município. “A nossa preocupação é a vazante do rio Javari, que vai trazer mais doenças as comunidades ribeirinhas, e a quantidade de lixo que vai aparecer em áreas de circulação permanente da população”, afirmou.
A Coordenação de Defesa Civil em Atalaia do Norte está atualmente com vinte duas pessoas, que realizam um trabalho incansável. Além de firmar parceria com as Secretarias de Obras, Assistência Social e Transporte.

Comentários