Prefeitura aumenta índice de cobertura vacinal na zona rural




Comunidade de Bom Pastor, Benjamin Constant (AM) — Depois de onze anos, as comunidades rurais de Benjamin Constant voltaram a receber visita de médicos. Nesta quarta-feira (25/03), a equipe de saúde composta por doze profissionais levou ações de saúde nas comunidades de Nova Aliança e Bom Pastor, comunidades distantes a 46,5 e 43,4 km da área urbana de Benjamin Constant respectivamente. As comunidades foram atendidas com vacinação em meninas e crianças, consultas médicas e exames laboratoriais da criança ao idoso. Foi o terceiro dia de ações de saúde em comunidades promovida pela Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Saúde.
O objetivo da equipe de saúde é o aumento na cobertura vacinal, busca ativa das gestantes e melhorar a cobertura do pré-natal, detecção de crianças sem registro de nascimento, detecção de alguns casos médicos especiais para encaminhamento inclusive cirúrgico e demandas de exames laboratoriais e de ultrassom.

A primeira comunidade atendida foi Nova Aliança. Apesar de ser indígena e ser assistida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena de Feijoal, os médicos realizaram consultas, durante quase três horas.
A equipe liderada pelo secretário municipal de Saúde, Walmir Lima foi recebida pelo presidente da Comunidade, Fabio Luiz da Silva.
Em uma rápida reunião com o Secretário Municipal de Saúde e alguns moradores — a maioria estava trabalhando em suas roças —, Fabio Luiz explicou ser a maior dificuldade a aquisição de medicamentos do Distrito Sanitário Indígena responsável pela execução de ações na assistência básica em saúde nas comunidades indígenas.
Segundo o líder comunitário, Nova Aliança possui 422 moradores e tem recebido a visita de médicos e odontólogos do Distrito de Saúde Indígena. A próxima visita será no próximo sábado (28/03).
Apesar de a comunidade vir recebendo a visita de médicos e odontólogos do DSEI, Fábio Luiz agradeceu a ação de saúde realizada pela Prefeitura na comunidade.
“A vinda de vocês aqui vai trazer muito benefício para os nossos moradores que estão esperando médicos, uma consulta e até em conversar com o médico”, afirmou.
“Essa ação de saúde que estamos trazendo para as comunidades só foi possível graças ao comprometimento da prefeita Iracema Maia”, disse o secretário.

Bom Pastor
A segunda parada da equipe de saúde foi na comunidade de Bom Pastor onde as mães aguardavam a chegada dos profissionais para a vacinação e também consultas médicas.
O presidente da comunidade, Valdenir dos Santos afirmou que há muito tempo os comunitários estavam esperando pela presença de médicos.
“Isso é muito bom. A equipe de médicos que veio é muito importante. Nós não lembramos quando foi a última vez que veio médicos aqui” afirmou.
O comunitário Ricardo Geissiner Filho, 55, dia que a última vez que uma equipe médica esteve na comunidade foi por volta de 2002.
Nas quase quatro horas em que a equipe permaneceu na comunidade, os profissionais em saúde atualizaram a cobertura vacinal em pouco mais de trinta crianças que estavam com as vacinas em atraso, atenderam gestantes e moradores que necessitavam de consulta médica.
Nesta quinta-feira, 26 de março a equipe vai atender moradores da comunidade de Capacete e das comunidades próximas pela manhã e à tarde o atendimento será na comunidade de Bom Sítio.

Comentários