JAMBO VERDE - Polícia Civil participa de simpósio sobre segurança pública na tríplice fronteira e recebe homenagem



O Delegado Geral de Polícia Civil do Amazonas, Josué Rocha, e o Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), Delegado Antônio Chicre Neto, e mais 32 Policiais Civis, entre Delegados, Escrivães, Investigadores e Peritos, participaram do 1º Simpósio de Segurança Pública na Fronteira do Amazonas e 12º Encontro Técnico da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que acontece no município de Tabatinga, distante 1.108 quilômetros em linha reta de Manaus.
O evento é promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), em parceria da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), e iniciou ontem (25), com programação que inclui palestras, mesas redondas, fóruns de discussão, e visitas técnicas. As atividades prosseguem até a próxima quinta-feira (27), no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), situado na sede no município.
Durante a cerimônia de abertura o Delegado Geral, Josué Rocha, e o Diretor do DPI, Delegado Antônio Chicre Neto, foram homenageados pelos relevantes serviços prestados no aprimoramento e fortalecimento da cooperação e da prestação de Segurança Pública nas regiões de fronteira do Brasil com países da América do Sul. O Delegado Eleandro Granja, Titular da Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tabatinga, Peritos Marilane Menezes e Mahatma Porto, os Investigadores de Polícia Civil, Flávio Falcão, Francisco Queiroz e Hermes Borges, e o Escrivão Aldemar dos Santos, também foram agraciados com honrarias.




O Delegado Geral destacou a importância do encontro para os trabalhos realizados pela Polícia Civil nos municípios fronteiriços. “A Polícia Civil participa desse evento de forma proveitosa, pela troca de experiências que está acontecendo no encontro e por participar das palestras, porque assim teremos um conhecimento mais amplo do que é trabalhar na fronteira, principalmente quando nos deparamos com as culturas de outros países”, disse.
Na ocasião, o Chefe da Polícia Civil do Amazonas, declarou ainda que por meio desses encontros também é possível conhecer grandes problemas que ocorrem nas fronteiras, e assim poder ouvir por parte de quem representa o Ministério da Justiça, as possibilidades de melhoria, tanto no efetivo como em equipamentos, com o firme propósito de melhorar o trabalho de quem combate à criminalidade nessas regiões.
Rocha ressaltou que a homenagem recebida na abertura do encontro é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Instituição, por meio dos servidores. “A Polícia Civil que é homenageada, eu sou apenas a referência, pois foi um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela polícia por intermédio de seus agentes. A homenagem é para todos os servidores da Polícia Civil do Amazonas”, frisou Rocha.
O Diretor do DPI, Delegado Antônio Chicre Neto, também estendeu a homenagem concedida a ele a todos os policiais que trabalham arduamente combatendo os crimes nas fronteiras. “Essa honra concedida pela Senasp é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Civil do Amazonas no interior do Estado, principalmente nas cidades de fronteira. Esta homenagem engrandece os Policiais Civis pelos serviços prestados ao país no combate ao narcotráfico, desarmamento e o contrabando. Estendo esta condecoração a todos os Policiais Civis que atuam incansavelmente nas fronteiras”, ressaltou.
A Diretora do Departamento de Políticas, Programas e Projetos da Senasp, Cristina Gross Villanova, falou da finalidade e relevância do evento. “A Enafron tem por objetivo nesses encontros fazer o acompanhamento da implantação da estratégia nacional de segurança pública nas fronteiras, e assim fazer uma avaliação a cerca dessa implementação. É muito importante a troca de ideias entre os estados fronteiriços, conhecer as estruturas que cada um deles tem na região e possibilitar fazer uma discussão entorno da política da segurança pública nessas áreas”, argumentou Villanova.
Também participam do encontro, além da a Diretora da Senasp, Cristina Villanova, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Paulo Roberto Vital, representantes dos Estados do Distrito Federal, Acre, Pará, Amapá, Tocantins, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, e do país vizinho, a Colômbia. Prefeitos das cidades de Tabatinga, Benjamim Constant, Atalaia do Norte e da cidade colombiana de Letícia, também prestigiam o evento.

Comentários