JAMBO VERDE - Governo do Estado abre licitação para construção de Estação de Tratamento de Água no interior



O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CIAMA) abriu licitação para a contratação de empresa especializada em fabricação, fornecimento e montagem de Estação de Tratamento de Água (ETA) completa. O processo exige ainda o posterior treinamento operacional após testes e start up para a equipe operacional. 

A ETA será construída no município de Benjamin Constant (Distante 1.121 km de Manas), no Alto Solimões, região onde o Governo está fazendo uma série de intervenções na área de saneamento, com recursos do Projeto de Desenvolvimento Sustentável e de Serviços Básicos do Alto Solimões, financiado pelo Banco Mundial (Bird) e implementado pela Companhia. Com a conclusão dessas obras, o sistema de abastecimento de água tratada em Benjamin Constant saltará dos atuais 27 mil para 46.143 mil metros de rede, aumentando a capacidade de distribuição para o município em 70%. Lá, 80% da obra está pronta para elevar a capacidade de reservação de 950 mil de água para 2.950 milhões de litros.

O Edital e seus anexos poderão ser examinados de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e 13h às 16h, na sala da Comissão de Licitação da CIAMA/UCP. A licitação será realizada no próximo dia 19 de dezembro, às 15h, na sede da Companhia (Av. Tefé, 3279 – Japiim).





Por meio da CIAMA, o Governo do Estado já realizou obras de melhorias e construção de novas redes, sistemas de captação, tratamento, reservação e distribuição de água tratada de mais duas cidades do Alto Solimões (Tabatinga e Atalaia do Norte) e prevê, a partir de 2015, a execução das mesmas obras na rede de abastecimento dos outros seis municípios que compõem a calha: Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Tonantins, Jutaí e Fonte Boa.

Tabatinga (a 1.108 km de Manaus) recebeu recentemente uma nova ETA e teve sua rede de abastecimento ampliada de 76 mil para 110.266 mil metros, proporcionando um aumento de 45% na rede de distribuição. O município teve sua reserva ampliada de 630 mil para 6,730 milhões. Já Atalaia do Norte (a 1.138 quilômetros de Manaus), saltou de 4.700 para 21.400 mil metros de rede. A cidade, que já tinha reservatório com capacidade para 200 mil litros, passou a contar com 800 mil litros. “Vamos resolver a questão de abastecimento de água na região do Alto Solimões, contribuindo para a qualidade de vida e a saúde geral da população, uma das prioridades do Governo do Estado”, destaca Aluizio Barbosa, presidente da CIAMA.

Comentários