JV MANAUS - Dia da Árvore será comemorado com grande ação de plantio às margens do Igarapé do 40‏



A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e instituições parceiras, marcará a passagem do Dia Nacional da Árvore (21/09) com uma grande ação de plantio, ao longo de um trecho de aproximadamente três quilômetros das duas margens do Igarapé do 40, na Avenida Manaus 2000, bairro Crespo, Zona Sul. A ação será realizada no sábado, 27 de setembro.

Além de promover a arborização de uma área de preservação permanente (APP), a ação visará também sensibilizar a população que vive no entorno para a importância do verde na valorização dos igarapés. Serão plantadas, 530 mudas de espécies florestais, em um grande mutirão que contará com colaboradores e representantes de diversas instituições, a exemplo do Comando Militar da Amazônia, Batalhão de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Manaustrans, ONG Gaviam da Amazônia, Rede Amazônica, AmazonSat, Fametro, Uninorte, Yamaha e Hospital Samel.





A programação terá início às 8h30 e será aberta pela secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt. Em seguida, os parceiros serão divididos em grupos para que possam, cada um, plantar uma ou mais mudas nas margens do igarapé.

Serão oferecidas também oficinas de educação ambiental sobre arborização e paisagismo para os moradores, que farão o plantio de espécies arbóreas e ornamentais nas praças instaladas em áreas de convivência construídas ao longo da segunda etapa do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim), entre as avenidas General Rodrigo Otávio e Costa e Silva.

“A ideia é chamarmos a atenção para a importância da arborização urbana envolvendo a comunidade e estimulando seu comprometimento com a conservação do meio ambiente urbano e efetivamente contribuindo para a qualidade ambiental da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população”, explica o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em exercício, Itamar de Oliveira Mar.

Paralelamente às atividades de plantio e às oficinas, serão desenvolvidas, também, atividades de distribuição de mudas frutíferas, por meio do Projeto Mais Fruta no Quintal, que integra o Programa Manaus Verde e Viva, desenvolvido pela Semmas, visando estimular o plantio de árvores nos quintais das residências. Serão distribuídas mudas de acerola, cacau, jambo, jatobá, cupuaçu, fruta-pão, entre outras. Haverá também doação de mudas ornamentais, como minixora, hibisco, duranta e crótons, para estimular o plantio de jardins visando o embelezamento das fachadas das residências.

Na APP do igarapé do 40 serão plantadas mudas de seringueiras, andiroba, munguba, pau-pretinho, jutairana e ipê, entre outras. Todos as entidades participantes da ação receberão certificados de Amigo do Verde, concedido pela Semmas. Haverá também apresentação do grupo Reciclabando Garis da Alegria, da Semulsp, e jogos ambientais para as crianças.

Itamar de Oliveira Mar lembra que este é o segundo ano consecutivo que a Secretaria realiza uma ação de arborização em APP para marcar o Dia da Árvore. Em 2013, outro trecho do Igarapé do 40, na Cachoeirinha, foi arborizado. “O nosso foco é a participação coletiva e fazer com que as pessoas se sintam responsáveis não só pelas mudas que estarão sendo plantadas naquela oportunidade, como também as plantadas em outros locais da cidade e que lutam contra todas as adversidades existentes para sobreviver”, afirmou.

O secretário destacou o esforço desenvolvido pela Semmas para arborizar a cidade de Manaus, por meio do Programa Manaus Verde e Viva. De acordo com o Departamento de Arborização e Paisagismo, só este ano, de janeiro a agosto, foram plantadas 28.359 mudas ornamentais, 2.159 mudas de árvores, 166.104 mudas foram produzidas no Viveiro Municipal e 50.410 foram doadas em pontos de distribuição e ações educativas da Semmas.

Outro trabalho intensificado desde o ano passado foi o de manejo da arborização consolidada na cidade. Em 2013, foram 6.187 indivíduos arbóreos manejados, com ações de manutenção realizadas em parceria com a Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) e a Amazonas Energia. Este ano, de janeiro a junho, já foram 1.697 árvores manejadas, com ações no Igarapé do Passarinho, nas avenidas Darcy Vargas, General Rodrigo Otávio, Djalma Batista, Torquato Tapajós, Professor Nilton Lins, André Araújo, Humberto Calderaro Filho, Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro, Epaminondas, Professora Cacilda Pedrosa, Borba, Maceió, Coronel Jorge Teixeira, Estrada do Tarumã, Alameda do Samba, Praça do Eldorado, Praça Tenreiro Aranha, Praça Adalberto Vale, Igarapé Manaus 2000, Praça do São Jorge, Boulevard Álvaro Maia, Praça do Cigs e Complexo Viário 28 de Março.


ATIVIDADES OFERECIDAS AO PÚBLICO:

·  Realização de plantio das 530 mudas pelos parceiros;
·  Realização de plantio orientado com as crianças do entorno;
·  Distribuição de mudas, por meio do Projeto Mais Fruta no Quintal;
·  Jogos ambientais destinados para as crianças, coordenado pela Divisão de Educação Ambiental;
·  Apresentação dos Garis da Alegria da SEMULSP.

Comentários