JAMBO VERDE - A BR-307 pede socorro!



Caro leitor JV, há tempos que eu não me debruçava em frente ao meu computador para escrever um artigo. Amanheci pensando num tema, que está me deixando preocupado. Trata-se dos constantes acidentes que ocorrem na BR-307. Só no mês de agosto, foram mais de dez. Todos com gravidade preocupante,  envolvendo jovens, crianças e adultos.
O leitor poderia me perguntar, qual a causa de tantos acidentes na BR-307. Eu responderia da seguinte forma: As causas são inimagináveis. De pneu furado, falta de farol e embriaguez dos motoristas. Na ultima semana de agosto, um carro colidiu com um poste, no “S” do Senna. Por pouco não houve vitimas.
Outro fator que podemos levar em conta, são as condições de tráfego em trechos da estrada. Há centenas de buracos e a sinalização é precária. Também é um fator importante para se considerar. Basta andar de dia, e o perigo de você se acidentar é enorme. Eu mesmo quase entro nesta estatística dos acidentados. Prestar atenção é fundamental ao trafegar por ela.
Mas voltando ao assunto de inicio. Na ultima semana houve dois acidentes com gravidade. Um envolveu uma mãe e duas crianças. Que tiveram o pneu furado. Onde  todos os ocupantes da motocicleta voaram, literalmente falando. A criança que estava na garupa teve escoriações no rosto e no corpo. A mãe conduzia a filha mais nova à frente, onde fez de seu corpo uma proteção natural para a criança menor. E assim, foi parar no meio do asfalto, recebendo grandes fraturas e golpes nas costas. Sem que a criança sofresse absolutamente nada. Um milagre!
O ultimo foi de um jovem que voltava de BC pela noite, e não viu uma carroça, que estava às margens da estrada. E acabou colidindo de frente. Onde sofreu varias fraturas graves. Tendo a perna praticamente decepada pelo impacto. E hoje, está em tratamento na capital do estado.
Mas isso não deixaria de ser imprudência. Não há uso de capacetes, há muitas motocicletas que os proprietários não realizam revisão, excesso de pessoas em motos e carros, não há faróis, não há se quer uma pisca alerta. Essa situação acaba contribuindo para os acidentes. Mas a alta velocidade, misturado ao álcool, vai ser sempre o maior responsável pelos acidentes com mortes, até hoje na BR-307.
Se fizermos um levantamento, veremos que a BR-307, não deixa a desejar para nenhuma outra, em acidentes simples e fatais, e levando em conta os seus 26 quilômetros. Já a situação do asfalto da estrada está em péssimas condições. E necessita de uma recuperação total. Além de não ter fiscalizadores de transito. É necessita de  uma grande campanha de conscientização aos motoristas e pedestres. Só assim, teremos paz no transito da BR-307.


Comentários