Sempra promove curso para melhorar produção de farinha



Benjamin Constant (AM) — Com objetivo de formar agentes multiplicadores, a Prefeitura de Benjamin Constant através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempra) concluiu neste sábado (26/07) a oficina de beneficiamento de mandioca e produção de seus derivados, o principal deles a farinha. A oficina capacitou servidores e produtores rurais que segundo o secretário municipal da Produção e Abastecimento Kelly Eduardo. O encerramento contou com a participação da prefeita Iracema Maia (PSD). Ela destacou a importância da oficina por visar a melhoria na produção de farinha.
A oficina antecede a entrega de seis casas de farinha comunitárias construídas em comunidades rurais a serem inauguradas nos próximos dias em comunidades rurais, a exemplo de Nova Aliança, Feijoal e Prosperidade II.
A oficina realizada nas dependências da Sempra foi ministrada pelo técnico agrícola, Jânio Ferreira Franco de Amorim, 54, atual secretário municipal de Produção da Prefeitura de Tabatinga.
Durante três dias, servidores e produtores aprenderam técnicas na produção de farinha branca (seca), farinha amarela, farinha tipo Uarini e subprodutos da mandioca como a goma para a tapioca e pé-de-moleque.
O técnico agrícola Jânio Ferreira Franco de amorim, 54 anos, funcionário Público estadual, atual secretário de produção da Prefeitura de Tabatinga ministrou a oficina. Ele destacou a importância na produção de farinha e demais produtos da mandioca com mais qualidade e como consequência agregar o maior valor ao produto final.




“Objetivo maior desse curso hoje para Benjamin Constant é para nós termos multiplicadores, levar o que aprenderam aqui para outras comunidades. Esse trabalho também é de agregação de valor, porque eles podem produzir uma farinha de qualidade e quem vai ganhar com isso é o consumidor que vai comprar uma farinha de qualidade”, afirmou Jânio.
Dono de uma propriedade com 48 hectares onde tira boa parte de sua subsistência com a produção de mandioca e hortifrutigranjeiro, Antonio Pereira dos Santos, 68, pai de sete filhos destacou a importância da oficina.
“Eu acho muito importante porque é um incentivo para o produtor. Achei interessante a qualidade da farinha, a forma como fazer, algumas coisas que eu não sabia e aprendi, dependendo da qualidade da farinha a renda vai crescer”, declarou.
Para a prefeita Iracema Maia, a realização do curso foi um esforço do Governo do Estado e Prefeitura em promover uma melhor qualificação dos produtores. Ela destacou a importância de conscientizar os comerciantes sobre a importância da produção de produtos oriundos das mandioca com melhor qualidade.
“De nada vai adiantar todo esse esforço conjunto, Estado e Prefeitura e as pessoas que estão aqui que foram treinadas, todos os conhecimentos aqui adquiridos se não houver a conscientização e valorização. Isso será mais uma fonte de renda para as famílias”, observou a prefeita.
Para a produtora rural Maria da Conceição da Costa, 43, residente no bairro da Cohabam foi uma oportunidade em poder adquirir novas técnicas para produção de farinha e derivados da mandioca.
“Eu adorei, muito legal. Eu não tinha visto produzir uma farinha com essa qualidade. Com esse curso eu aprendi muito”, declarou.
Para o secretário de Produção e Abastecimento Kelly Eduardo, a próxima etapa é levar para as comunidades os servidores que participaram da oficina. Segundo o secretário a missão é levar para os produtores das comunidades, novas técnicas para que os agricultores possam produzir um farinha de qualidade demais produtos.

Comentários