Cerimônia de abertura da 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAS) é nesta quarta-feira (30)



handebol-adalberto-valle-de-azul-3-by-michael-dantas-sejel
Nesta quarta-feira (30), o esporte amazonense volta toda suas atenções para a maior competição interescolar do Estado, a 37ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEAs). A solenidade de abertura do evento e o acendimento da Pira Olímpica escolar acontece na arena Amadeu Teixeira, avenida Constantino Nery, Zona Centro-Oeste de Manaus a partir das 16h. A competição é uma realização do Governo do Estado através Secretaria de Estado da Juventude Esporte e Lazer (SEJEL) e a Secretaria de Educação do Amazonas (SEDUC). Os jogos acontecem em Manaus até o dia 9 de agosto.
Serão 35 municípios representados por 300 escolas e com mais de 5000 atletas representantes. As modalidades individuais da categoria infantil (12 a 14 anos) do atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, Judô, luta-olímpica, natação, tênis de mesa e o xadrez disputam uma vaga para representar o Amazonas em setembro, quando de 4 a 13 acontece o Jogos Escolares da Juventude em Londrina (PR). As modalidades coletivas, basquete, futsal, handebol e vôlei acontecem no mesmo período. Já os atletas da categoria juvenil (15-17 anos), embarcam para João Pessoa (Estado sede da categoria).







De acordo com o secretário titular da Sejel, Antônio Eduardo Ditzel, a experiência em disputar os jogos escolares é um momento marcante na vida estudantil, especialmente pela oportunidade que a vitória pode dar ao aluno atleta.
“Quem sabe algum deles pode vir a disputar uma Olímpiada. Claro que é preciso tempo e dedicação, mas este é o ponta pé inicial da prática do esporte na categoria de base. Períodos de árduos treinamentos, tudo justificado pela grandeza de brilhar no esporte. Sem dúvida é um momento marcante na vida de todos, pois tudo começa aqui”, disse o secretário que também é medico da delegação que representa o Estado há oito anos.
Para um dos coordenadores dos jogos, o professor Ricardo Pina o objetivo para 2014 é fazer a melhor edição de todos os tempos. “Já conseguimos envolver mais de 35 municípios e temos ainda as modalidades para deficientes que este ano estão totalmente inseridas no dia-a-dia da competição. Estamos todos ansioso”, falou o coordenador.



PALCOS
Os jogos acontecerão em palcos consagrados por terem sediados grandes eventos na história do esporte, como o ginásio Nininbergue Guerra que será palco de toda a competição de basquete.
A pista de atletismo do mini campus da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) foi o local escolhido pela organização para ser receber as provas. E o skate, que pelo segundo ano estará presente na competição, terá sua disputa no Centro de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado na Zona Oeste de Manaus.
A tabela de jogos está disponível no site da Sejel, através do link http://www.amazonasesporte.am.gov.br/2014/07/jogos-escolares-do-amazonas-2014/ .
JOGOS ESPECIAIS
Para os atletas com deficiência, os jogos serão realizado nos mesmos dias das provas e as modalidades em que haverá competição são: atletismo, futsal, handebol, natação e o tênis de mesa.

Comentários